Notícias Externas

Rádio UFMG Educativa estreia a série 'Vote com ciência'

A partir desta segunda, especialistas da Universidade vão discutir os principais temas da agenda eleitoral de Belo Horizonte

1º turno das eleições 2020 ocorrerá em 15 de novembro
O 1º turno das eleições 2020 ocorrerá em 15 de novembro Fábio Pozzebom I Agência Brasil

A corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte já começou. Neste ano, são 15 candidatos disputando a preferência dos moradores da capital mineira. Para ajudar o eleitor a decidir o seu voto no dia 15 de novembro e promover a discussão sobre as questões urbanas que aparecem durante o período de eleições, a Rádio UFMG Educativa veicula, a partir de segunda-feira, dia 19, a série Vote com ciência.

A cada dia, um pesquisador da UFMG abordará, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles farão análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, darão sugestões de políticas que precisam ser implementadas e dicas para o eleitor não cair em ciladas.

Temas
No ano em que o mundo foi sacudido pela pandemia de covid-19, o episódio de estreia aborda o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. A área da saúde foi eleita como a mais problemática da capital mineira por 61% dos eleitores de acordo com pesquisa Ibope, divulgada em 9 de outubro. A entrevistada será a professora da Faculdade de Medicina da UFMG Eli Iola, que integra a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A educação infantil é o assunto em pauta no segundo episódio, que terá a participação da professora Mônica Correia, da Faculdade de Educação. No terceiro episódio, o coordenador do Programa Polos de Cidadania da UFMG, André Luiz Freitas Dias, vai falar sobre população em situação de rua. A série abordará, ainda, diversas outras questões como chuvas, políticas para idosos e habitação.

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no programa Conexões. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet