Notícias Externas

Pesquisadores da UFMG comporão fórum de jovens cientistas do Brics

Angélica Thomaz, Hanaisa de Plá e Sant’Anna e Matheus Porto participarão do evento, presidido pela China, no fim de agosto e início de setembro

vsd
Todos os anos, durante a reunião de cúpula dos Brics, são realizadas atividades de ciência, tecnologia e inovação, como o YSFDivulgação

A professora Angélica Thomaz Vieira, a pesquisadora Hanaisa de Plá e Sant’Anna, ambas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e o professor Matheus Pereira Porto, da Escola de Engenharia, foram selecionados, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), para participar do Fórum Brics de Jovens Cientistas (YSF). O evento ocorrerá de 29 de agosto a 1º de setembro, sob a presidência da China.

Brics é o nome do bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, considerados países de mercado emergente. Todos os anos, durante a reunião de cúpula do grupo, são realizadas atividades paralelas, focadas em ciência, tecnologia e inovação.

Angélica Thomaz participará na categoria Biomedicina. Ela é vinculada ao Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB. É formada em Biologia na Faculdade Metodista Integrada Isabela Hendrix, mestre em Bioquímica e Imunologia e doutora em Imunologia pela UFMG. Também fez residência pós-doutoral em Genética no Departamento de Biologia Geral do ICB. É membra afiliada da ABC. Tem experiência na área de imunologia e microbiologia, com ênfase em inflamação e no papel da microbiota no sistema imune.

Também representante da UFMG na categoria Biomedicina, Hanaisa de Plá é mestre em Genética e doutora em Bioinformática pela UFMG, com formação acadêmica no Reino Unido e Austrália. Coordenou movimento juvenil que propôs soluções inovadoras para desafios enfrentados pelo sistema público de saúde do Brasil. Atualmente, trabalha na otimização de medicamentos para populações minoritárias e miscigenadas por meio da criação de métodos que combinam machine learning, estatística avançada e genética clássica.

Matheus Pereira, participante na categoria Tecnologias de Baixo Carbono, é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia. É doutor em Engenharia Mecânica pela UFMG e pela University of California (EUA), onde atuou como professor visitante em 2019 e 2020. Suas linhas de pesquisa são armazenamento de energia elétrica renovável por meios não convencionais – utilizando sistemas mecânicos com fluidos ecologicamente sustentáveis (ar, água e CO2) e de armazenamento potencial – e termometria, com foco no desenvolvimento de tecnologias relacionadas à termografia multiespectral e de termômetros termodinâmicos.

A Academia
Fundada em 1916, a ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas relevantes para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Trabalha focada no desenvolvimento científico, educacional e no bem-estar social do país e no estímulo à interação de cientistas brasileiros e de outras nações.

Com Assessoria de Comunicação da ABC