Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFMG e Fiocruz estudam vacina contra Covid-19

Em fase de desenvolvimento, vacina pode ficar pronta este ano

Atendendo à demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), grupo composto por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto René Rachou (Fiocruz) trabalham na produção de uma vacina para o novo coronavírus que pode ficar pronta no final deste ano. A vacina consiste na modificação genética do vírus Influenza, causador da gripe, para que ele carregue consigo antígenos do SARS-CoV-2.

Desde o começo da pandemia, os pesquisadores também foram responsáveis pela produção de testes de identificação e testes diagnósticos sorológicos da Covid-19. Além disso, o estudo é conduzido no CT Vacinas, localizado no BHTec, e conta com apoio da FAPEMIG e da Rede Vírus MCTIC.

A equipe é coordenada por Ricardo Gazzinelli, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG e pesquisador da Fiocruz. Também fazem parte do grupo Santuza Teixeira, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia, Flávio da Fonseca, professor do Departamento de Microbiologia; Ana Paula Fernandes, professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas; e Alexandre Machado, pesquisador da Fiocruz. 

Ficha técnica: Artur Horta (produção); Lucas Tunes, Samuel Vieira; CEDOC TV UFMG (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo).