Saúde

Pesquisadores da UFMG se dedicam a estudar HTLV e amenizar efeitos do vírus

Evento neste sábado busca conscientizar sobre a importância de conhecer mais sobre o vírus

A Faculdade de Medicina UFMG recebe neste sábado, dia 10, das 9h às 13h, atividades abertas para a comunidade sobre o HTLV. Também conhecido como vírus linfotrópico da célula T humana, este é um retrovírus que ataca o sistema imunológico e foi descrito pela primeira vez na década de 1970. Causador de doenças crônicas, o vírus ainda não tem cura e seus infectados sofrem com a falta de conhecimento que vêm inclusive da comunidade médica.


Pesquisas

A UFMG integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV, formado também pela Fundação Hemominas; Fiocruz/René Rachou; Hospital Eduardo de Menezes, da Fhemig; e Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Os estudos da Universidade já geraram patente de teste diagnóstico, com financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que está sendo licenciada para uma empresa mineira. Ainda este ano, deverá ser patenteada uma vacina terapêutica.

Tratamento e apoio

A ação do HTLV, assim como acontece com o HIV, ainda não pode ser evitada, mas medicações paliativas e fisioterapia têm sido desenvolvidas contra alguns sintomas. Nesse sentido, o Ambulatório Orestes Diniz abriga o projeto Cuidar HTLV, da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenado pela professora Júlia Caparoli. Os atendimentos são realizados nas sextas-feiras pela manhã. Mais informações na página do projeto no Facebook. INSERIR https://www.facebook.com/cuida...