Pesquisadores da UFMG vencem prêmio concedido em Portugal

Foram contempladas teses defendidas na Escola de Arquitetura e na Face

Retábulo-mor da Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Caeté
Retábulo-mor da Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Caeté Aziz Pedrosa

Aziz José de Oliveira Pedrosa e Naldeir Vieira, que concluíram recentemente o doutorado na Escola de Arquitetura e na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), respectivamente, estão entre os vencedores da oitava edição do Prêmio Científico Mário Quartin Graça, parceria do Banco Santander Totta com a Casa da América Latina, de Lisboa. A iniciativa reconhece pesquisas desenvolvidas em instituições de Portugal e da América Latina.

Aziz Pedrosa destacou-se na categoria de Ciências Sociais e Humanas, com a tese A produção da talha joanina na Capitania de Minas Gerais – retábulos, entalhadores e oficinas, que teve orientação do professor André Guilherme Dornelles Dangelo, no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. O trabalho, defendido em agosto de 2016, teve como objeto retábulos (peças dotadas de ornamentos, antecedidas pela mesa do altar, nas igrejas) localizados nas cidades de Caeté, Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Branco e Santa Bárbara, e Aziz pesquisou também sobre os entalhadores mais importantes no período de 1730 a 1760.

Naldeir Vieira venceu na categoria de Ciências Econômicas e Empresariais, com a tese Inovação social e desenvolvimento de competências em organizações da sociedade sem fins lucrativos brasileiras e portuguesas. Orientado pelo professor Allan Claudius de Queiroz Barbosa, no Cepead/Face, o pesquisador analisou como o desenvolvimento de competências se articula com inovações sociais em organizações no Brasil e em Portugal.

Os outros vencedores foram Diogo Canavarro (Universidade de Évora, Portugal) e Fábio Fernandes (Universidade de Aveiro, Portugal), na categoria Tecnologias e Ciências Naturais. O vencedor de cada categoria receberá 5 mil euros, em cerimônia que será realizada em dezembro (dia e local ainda não foram anunciados).

O Prêmio Científico Mário Quartin Graça recebeu, nesta edição, 50 candidaturas de doutorados de Portugal, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Peru, Equador e México. Os trabalhos foram avaliados por representantes dos patrocinadores e professores das universidades do Porto e Nova de Lisboa, entre outras instituições. Concorreram 50 trabalhos de Portugal, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Peru, Equador e México.

Com informações da Casa da América Latina