Pesquisadores em museologia refletem sobre Arte no Campus

Roda de conversa e oficina exploram valores artísticos atribuídos às intervenções e sugerem legitimação do grafite e do picho.

O que é arte? Só é arte se está no museu? Pensando nisso, a estudante de Museologia, Luísa Lourenço, a partir de sua vivência profissional do curso, propôs o projeto ‘‘Arte no Campus’’. O evento ocorreu na tarde de ontem, 24, e reuniu pesquisadores e artistas urbanos do cenário mineiro em uma roda de conversa sobre as intervenções artísticas que ocorrem na Universidade.

Em entrevista à TV UFMG, o professor do curso de Museologia da UFMG, René Lommez, ressaltou que a sociedade vive uma dualidade de fenômenos muito bem marcados: a necessidade de encontrar novos meios de expressão, como o grafite e o picho, e a contestação dos padrões estéticos estabelecidos dentro de uma cidade. De forma complementar, Luísa destaca que as intervenções ultrapassam a questão estética e apresentam alto valor histórico pelo modo como  marcam as diversas transformações ocorridas no Campus.

Ao fim do encontro, os participantes foram convidados a criarem molduras de barbante em torno das obras, como se fossem “legitimá-las”. O objetivo, de acordo com os pesquisadores, é discutir o valor de cada espaço para cada pessoa que o habita e como são construídos os valores sociais em torno da arte.

Confira a reportagem da TV UFMG:

Entrevistados: Luísa Lourenço, estudante do curso de Museologia da UFMG e René Lommez, professor do curso de Museologia da UFMG.

Equipe: Leonardo Milagres (produção e reportagem), Samuel do Vale (imagens), Kennedy Senna (edição de imagens) e Pablo Nogueira (edição de conteúdo).