Pesquisa internacional busca mapear percepção do risco e difusão da Covid-19

Questionário está disponível na internet; estudo é coordenado por universidade italiana

Estudo sobre o coronavírus busca abranger o maior número de pessoas
Estudo sobre o coronavírus busca abranger o maior número de pessoas Free Pik

Uma rede internacional de pesquisadores está desenvolvendo estudo exploratório sobre a percepção e a avaliação do risco relacionado à difusão do novo coronavírus, causador da Covid-19. O questionário da pesquisa, elaborado por equipe da Universidade Giustino Fortunato, da Itália, pode ser respondido por qualquer pessoa. O tempo necessário para preenchê-lo é de 15 a 20 minutos.

O estudo busca mapear os principais meios jornalísticos que as pessoas acessam em busca de informações sobre a doença, o entendimento delas sobre as notícias, as medidas de segurança que adotam e suas principais preocupações, entre outras questões. O questionário apresenta uma escala de um a cinco, e basta que o interessado marque o número que mais o represente. Todas as informações coletadas serão publicadas em um relatório final de pesquisa.

No Brasil, o estudo conta com a participação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadores de instituições de outros 10 países também estão envolvidos. O questionário está disponível neste link. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail studycovid19@gmail.com.