Pesquisadores vão discutir ‘dignidade humana e virtudes da república’

Simpósio na Faculdade de Direito vai reunir juristas, filósofos, historiadores e cientistas políticos; evento começa nesta segunda

Kant inspira ideias sobre a relação entre dignidade e república
Kant inspira ideias sobre a relação entre dignidade e república Johann Gottlieb Becker / domínio público

Nas próximas segunda e terça-feira, 13 e 14, a Faculdade de Direito sedia a terceira edição do Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana, em que será abordado o tema “virtudes da república”. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos: raízes e asas, o evento vai reunir juristas, cientistas políticos, filósofos e historiadores para discutir a dignidade no contexto da república, desde a antiguidade até a contemporaneidade. Os interessados podem se inscrever no local do evento.

As palestras serão organizadas de segundo as abordagens histórica e filosófica. De acordo com a professora e líder do grupo de pesquisa, Karine Salgado, o debate sobre dignidade humana, especialmente no Brasil, apresenta-se como “desafio”. Ela observa que, “embora pareça autoexplicativo, o termo ‘dignidade’ não pode ser visto, no próprio Direito, por exemplo, apenas como um princípio jurídico”. A professora defende uma discussão interdisciplinar sobre a expressão, que precisa ser entendida na sua complexidade.

Na perspectiva filosófica de Immanuel Kant (1724-1804), que será uma das referências da pesquisadora em sua abordagem no evento, “a república aparece como instrumento para a efetivação da dignidade humana”. Na opinião de Karine Salgado, “não há como discutir dignidade sem pensar na organização política do Estado e nas várias perspectivas que a envolvem”.

As palestras serão ministradas por pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Fluminense, além da UFMG. Participarão também pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal) e do Pontifício Instituto Oriental (PIO), da Itália.

O evento será realizado na Sala da Congregação da Faculdade de Direito. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

O grupo Direitos Humanos: raízes e asas reúne pesquisadores e colaboradores de várias instituições brasileiras e estrangeiras, além de estudantes das áreas do Direito, Filosofia, História e Ciência Política. Os estudos se concentram em discussões de Filosofia do Estado, Filosofia do Direito e Filosofia da História, sobretudo relacionadas ao período que vai do fim do Medievo à Revolução Francesa.

Teresa Sanches