Pesquisa e Inovação

Pesquisas desenvolvidas por mulheres são destaque no mês de março no 'Aqui tem ciência'

Assim como no ano passado, todos os episódios veiculados durante o mês da mulher irão abordar questões de gênero

Durante o mês de março, todos os cinco episódios do Aqui têm ciência, programa da Rádio UFMG Educativa que divulga teses e dissertações defendidas na UFMG, serão dedicados a pesquisas sobre mulheres e feitas por mulheres, assim como ocorreu no ano passado. São estudos de diferentes áreas do conhecimento que trazem a experiência, o papel da mulher e a discriminação de gênero para o centro do debate.

A desigualdade de gênero na área de contabilidade é o tema do episódio de estreia da série, que irá ao ar na próxima segunda, dia 1º de março. A pesquisa foi desenvolvida por  Isis Tamara Alves da Silva, em seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFMG.

A autora da pesquisa, Isis Tamara Alves
A pesquisadora Isis Tamara Alves é a entrevistada do episódio de estreia da sérieFoto: acervo pessoal

O segundo episódio, com veiculação no dia 8 de março, traz uma pesquisa sobre práticas profissionais das enfermeiras obstétricas desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG por Regiane Prado Ribeiro.

No terceiro programa da série, em 15 de março, o foco é a experiência de mulheres com deficiência. O trabalho da pesquisadora Gabriela Sabatini Oliveira Dutra propõe uma reflexão sobre a experiência da mulher com deficiência no âmbito do Direito e da produção do saber e foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG.

Já o quarto episódio, com veiculação no dia 22 de março, falará sobre um estudo que investigou o processo de construção de identidade de professoras negras de língua inglesa. O trabalho foi realizado pela pesquisadora Layenne Humberto de Oliveira no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG.

No último episódio da série especial, no dia 29 de março, o tema é a participação de meninas nas aulas de educação física. Durante o Mestrado Profissional em Educação Física na UFMG, a pesquisadora Carolina Mezzetti de Freitas Rochael investigou os motivos que levam mulheres a se afastarem das práticas esportivas na escola.

Aqui tem ciência é um programa que destaca estudos desenvolvidos na UFMG em todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O programa fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM ou pelo site da Rádio, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.