Pessoas com deficiência terão cotas nas federais a partir de 2018

Reserva de vagas valerá para quem concluiu o ensino médio em escola pública

Candidatos prestam Enem no último domingo, 5
Valter Campanato | ABr

Pessoas com deficiência que concluíram o ensino médio em escola pública terão direito à reserva de vagas nas instituições federais de ensino técnico e superior pelo Sisu, Sistema de Seleção Unificada, a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. A mudança começou a valer na segunda edição do Sisu de 2017 e, a partir de 2018, será ampliada para todas as instituições. A UFMG deverá reservar para esse grupo cerca de 700 vagas.

Como já ocorre na reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, as universidades e os institutos também vão considerar a proporção de pessoas com deficiência na unidade da federação onde a instituição está localizada, levando em consideração os dados do último censo demográfico do IBGE.

ouca-a-reportagem-de-alicianne-gonçalves-10-11-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta sexta-feira, 10 de novembro de 2017.

Acompanhe a cobertura especial do Enem 2017