Notícias Externas

Pianista mineiro Christiano Caldas fala sobre trabalho com música na quarentena

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada, pianista, produtor musical, arranjador e engenheiro de som falou sobre as adaptações a este ano

Pianista Christiano Caldos tem se apresentado em 'lives' com artistas consagrados da música brasileira
Pianista Christiano Caldos tem se apresentado em 'lives' com artistas consagrados da música brasileira Foto: Paulo Setubal

A pandemia da covid-19 gerou um grande impacto para o setor artístico em 2020. Uma das áreas que sofreu diretamente com esses impactos é a música. Com a impossibilidade de realizar eventos com aglomeração de pessoas, inúmeros shows foram cancelados e as casas ainda permanecem fechadas em todo o país. Com isso, houve uma efervescência das lives, que ganharam as redes sociais. Quase sempre, as pessoas acompanham essas transmissões com foco apenas no artista principal, mas é preciso lembrar que há vários profissionais que são essenciais para levar essas lives ao ar, entre músicos e técnicos. 

Um desses profissionais é o músico Christiano Caldas. Pianista, arranjador e produtor musical, ele tem marcado presença em lives de artistas como Milton Nascimento, Beto Guedes, Flávio Venturini e 14 Bis, além de desenvolver trabalhos para outros artistas que seguem produzindo música durante a pandemia. Com um início precoce na música, já aos 13 anos, Christiano Caldas já coleciona quase 30 anos de estrada, com trabalhos ao lado de artistas como Vander Lee, Bebel Gilberto, Hamilton de Holanda, Sá e Guarabyra, Roberto Menescal, Yamandu Costa, Wagner Tiso, Célio Balona e Juarez Moreira. 

Nesta quarta-feira, 23, ele falou, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, sobre este momento e como tem sido fazer e viver de música com todas as limitações ocasionadas pela pandemia.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Hugo Rafael