Arte e Cultura

Esperança em pílulas: 'Belimbeleza' invade as ondas da Rádio UFMG Educativa

Movimento estimula o compartilhamento de produções culturais como forma de atenuar a tensão imposta pela pandemia do coronavírus

Belimbeleza no campus Pampulha, em Belo Horizonte
'Belimbeleza' no campus Pampulha, em Belo Horizonte Foto: Lucas Braga / UFMG

A partir desta sexta-feira, dia 3, a Rádio UFMG Educativa começa a veicular, ao longo da sua programação diária, pílulas do movimento Belimbeleza, que incentiva os membros da comunidade universitária a compartilhar produções culturais como músicas, poesias, depoimentos – enfim, todo tipo de beleza que possa de alguma forma aliviar a tensão e atenuar o peso provocados pela pandemia de coronavírus.

O movimento é uma iniciativa do professor Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, que começou a compartilhar com suas listas de transmissão do WhatsApp essas pílulas diárias. Com o passar do tempo, Tarcísio passou a receber mais e mais sugestões de conteúdos dos membros da comunidade da UFMG e de outras instituições e apresentou o projeto à Rádio UFMG Educativa, que inseriu o movimento em sua programação.

“Vimos o movimento Belimbeleza ganhar força pelas redes, circular pelos grupos de WhatsApp e percebemos que o projeto tinha grande potencial para ser veiculado também na programação diária da Rádio”, conta Luiza Gloria, coordenadora de programação da UFMG Educativa. “É uma ideia super bem-vinda, muito sensível, que cria laços e traz mais arte para a nossa programação. Para a emissora, acaba sendo uma forma de proporcionar mais ‘respiros’ de beleza para a programação noticiosa”, lembra.

Para participar, o interessado deve enviar o seu conteúdo para o e-mail producaoradio@ufmg.br, aos cuidados de Luiza Gloria. Os produtores da programação pedem apenas que o áudio contenha, na abertura, um cumprimento aos ouvintes da Rádio UFMG Educativa. O participante deve revelar seu nome e sobrenome e se é aluno ou servidor da Universidade, e de qual unidade e curso. A partir daí, deve gravar a "beleza" que gostaria de ver compartilhada: uma música, um trecho de livro, um poema, uma mensagem da própria autoria etc. Como dica, os produtores também sugerem não gravar os áudios com a boca muito perto do microfone do celular, para garantir a qualidade do som.

A produção das pílulas do movimento Belimbeleza na Rádio UFMG Educativa é de Luiza Gloria; a identidade, o design sonoro e a edição, de Felipe Assumpção.

'Felizinha de aprazível'
O nome do movimento Belimbeleza foi inspirado no romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, em que o personagem Riobaldo, impressionado com a beleza do sertão e de suas veredas, narra: “Se viam bandos tão compridos de araras, no ar, que pareciam um pano azul ou vermelho, desenrolado, esfiapado nos lombos do vento quente. Daí, se desceu mais, e, de repente, chegamos numa baixada toda avistada, felizinha de aprazível, com uma lagoa muito correta, rodeada de buritizal dos mais altos: buriti – verde que afina e esveste, belimbeleza”.

O movimento também é abordado em matéria publicada no Medium da UFMG.