Notícias Externas

Plano de vacinação da Prefeitura de Belo Horizonte é tema de entrevista no programa Conexões

Plano da Prefeitura está na etapa 13, que compreende pessoas de 68 a 65 anos

A Prefeitura afirma que a sequência de vacinação pode ser alterada.
A Prefeitura afirma que a sequência de vacinação pode ser alterada. Foto: Agência Brasil

Com base nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a prefeitura de Belo Horizonte segue a vacinação da população em um plano de 27 etapas. No momento, o plano se encontra na etapa 13, que compreende pessoas de 68 a 65 anos. As próximas etapas compreendem grupos como profissionais da saúde com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ativo; pessoas com mais de 60 anos; pessoas com comorbidades e com deficiências graves permanentes; pessoas em situação de rua; povos indígenas e quilombolas; forças de segurança e salvamento; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário; trabalhadores de transporte aéreo; trabalhadores da educação; caminhoneiros e trabalhadores industriais. 

Desde a divulgação do plano de vacinação, a prefeitura deixou claro que a sequência de vacinação pode ser alterada. Por exemplo, profissionais da educação estão na 25ª posição do plano, mas acompanham uma observação que diz que o grupo pode ser priorizado de acordo com a reabertura das escolas. 

Para saber mais sobre o plano de vacinação e discutir os grupos prioritários, velocidade da vacina e importância da imunização, o programa Conexões recebeu o infectologista, professor Dirceu Greco, emérito da Faculdade de Medicina UFMG, membro e um dos vice coordenadores do Comitê Internacional de ética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e presidente da Sociedade Brasileira de bioética.

Ouça a conversa com Luiza Glória

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória