Notícias Externas

Planos econômicos: acordo prevê pagamento para poupadores com direito a receber até R$ 5 mil

Economista explica detalhes do acordo que prevê pagamento das perdas da poupança com planos econômicos das décadas de 1980 e 1990

Planos econômicos
Planos econômicos EBC

A homologação do acordo que prevê pagamento das perdas da poupança com planos econômicos das décadas de 1980 e 1990 deve ser uma das pautas do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018. Após anos de disputas judiciais, bancos e poupadores fecharam, no ano passado, um acordo, para o pagamento das perdas de rendimento da poupança, que pode beneficiar cerca de um milhão de pessoas. São ações — coletivas e individuais — movidas por poupadores que discordaram da correção monetária usada por bancos durante a implementação dos modelos econômicos. 

O texto prevê, entre outros pontos, o pagamento à vista para quem tem até R$ 5 mil a receber. Em entrevista ao repórter Samuel Sousa, o professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Francisco Lopreato explicou por que esses planos geraram prejuízos para os compradores e se vale ou não a pena aderir ao acordo.

ouca-a-conversa-com-o-reporter-samuel-sousa-02-02-0218.mp3