Notícias Externas

Plataforma divulga pesquisas sobre os impactos mundiais da Covid-19

IEAT/UFMG integra rede de institutos que apoia o projeto

Plataforma permite que os usuários vejam o nome do estudo, a instituição, temática, entre outros
Na plataforma, os usuários podem visualizar o título do estudo, a instituição e a temática, entre outras informaçõesReprodução | WPRN

O Instituto de Estudos Avançados de Paris (Paris IAS) lançou recentemente a plataforma World Pandemic Research Network (WPRN), iniciativa acadêmica que divulga pesquisas sobre os impactos da Covid-19 no mundo. Por meio do site, todos os interessados podem publicar resultados de seus estudos para alcançar um maior número de pessoas.

O foco da plataforma é a disseminação de estudos que revelam os impactos da pandemia da Covid-19 sobre todos os sistemas socioeconômicos. Para consolidar todas as iniciativas que se dedicam a essa temática, a WPRN propicia que os usuários vejam o nome título da pesquisa, a instituição, a temática, o tipo e o local. Os participante têm independência para publicação, e não há nenhuma vinculação legal ou econômica.

A WPRN também inclui chamadas de pesquisa, anúncios para webinários e outras ferramentas úteis para pesquisar o impacto do coronavírus. Os interessados em participar da divulgação do site devem preencher um registro on-line.

Diretório global
O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG faz parte da rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubia), uma das apoiadoras do projeto. A WPRN conta ainda com o apoio da Rede Europeia de Institutos Avançados (NetIAS), da Aliança Europeia para as Ciências Sociais e Humanidades (EASSH), da União Acadêmica Internacional (IAU) e das redes integrantes do Painel Internacional sobre o Progresso Social (IPSP).

Mais de 100 instituições acadêmicas de cerca de 60 países apoiam o projeto, que será transformado em diretório global de pesquisas sobre o impacto socioeconômico da Covid-19.