Institucional

Moodle já pode ser acessado por dispositivos móveis

Plataforma oferece conteúdos de cursos e notificações instantâneas de mensagens

Usuário pode receber notificações de postagens de fóruns e tarefas
Usuário pode receber notificações de postagens de fóruns e tarefas Julia Duarte / UFMG

Ferramenta de apoio às atividades de educação a distância em cursos presenciais e semipresenciais da UFMG, a plataforma Moodle agora pode ser acessada também por meio de dispositivos móveis. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. As instruções necessárias para configuração e utilização do aplicativo estão publicadas no Catálogo de Serviços da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

O aplicativo oficial do sistema foi desenvolvido e é mantido pela Moodle HQ, empresa sediada na Austrália. O Moodle é hoje a principal plataforma de educação a distância no mundo.

Entre os recursos oferecidos pelo aplicativo, estão a possibilidade de fazer download do conteúdo de cursos para navegação offline e upload de imagens, áudio, vídeos e outros arquivos, recebimento de notificações instantâneas de mensagens e eventos e  visualização de notas dos cursos e turmas lançadas no Moodle.

Sincronização
Sempre que é aberto pelos usuários do ambiente UFMG Virtual, o aplicativo sincroniza os eventos com as postagens do site principal. As notificações de eventos de calendário do Moodle são enviadas automaticamente. Se o usuário não quiser recebê-las, é possível desativá-las, individual ou globalmente. Também é possível receber notificações de postagens de fóruns e tarefas enviadas, funções que podem ser ativadas por meio do aplicativo ou do site principal.

A customização e a integração do aplicativo ao ambiente da UFMG foram realizadas pelo analista Leonardo Freitas da Silva Pereira, da Divisão de Desenvolvimento de Produtos (DDP) do Centro de Computação (Cecom).