Trancamento total de matrícula pode ser feito pela plataforma Siga

Preenchimento do requerimento on-line dispensa estudante de comparecer ao colegiado

Plataforma Siga é acessada pelo portal MinhaUFMG
Plataforma Siga é acessada pelo portal MinhaUFMG Reprodução

Estudantes dos cursos de graduação já podem solicitar o trancamento total de matrícula diretamente na plataforma Siga, via portal MinhaUFMG. A opção deve ser acessada no módulo de Requerimentos de Ocorrências, que, em breve, também vai oferecer outros serviços.

A criação do módulo visa facilitar a gestão dos requerimentos enviados pelo estudante e recebidos pelo colegiado. Assim, o mecanismo dispensa o estudante de comparecer ao colegiado.

Veja as instruções para acessar o novo módulo. Neste link está o roteiro para elaboração do requerimento de trancamento total de matrícula.

Em ofício, a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Daniele Zárate, e o pró-reitor adjunto de graduação, Walmir Matos Caminhas, destacam que “os pedidos de trancamento total para o primeiro semestre de 2018 já efetuados não necessitam de alterações, ou seja, poderão continuar no procedimento anterior (documento impresso)".

De acordo com eles, por ora, a tramitação do processo por formulário impresso não será desativada, mas, "se o estudante iniciar o procedimento de trancamento total via requerimento on-line, todos os demais procedimentos que envolvem a rotina do trancamento total deverão ser via Siga", alertam os dirigentes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4166 ou pelo e-mail dir@drca.ufmg.br.