Ensino

Escritores e críticos traçam panorama da poesia portuguesa contemporânea

Ana Luísa Amaral fará conferência de abertura de colóquio na próxima quinta-feira, na Fale

Ana Luisa Amaral, uma das poetas mais profícuas, vem a Belo Horizonte pela primeira vez
Ana Luisa Amaral, uma das poetas portuguesas mais profícuas, vem a Belo Horizonte pela primeira vez Arquivo pessoal

Escritores, pesquisadores e críticos literários brasileiros e do exterior reúnem-se na UFMG, na próxima semana, para discutir os jogos e mundos de linguagem que constituem a chamada "poesia portuguesa moderna e contemporânea”. As discussões serão travadas durante o 2º Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, nos dias 19 e 20 de abril, na Faculdade de Letras. 

“Em sua segunda edição, o evento já se consolida como importante espaço de reflexão e de intercâmbio de pesquisas”, avalia o pesquisador Roberto Menezes, um dos organizadores do evento.

Ana Luísa Amaral, um dos principais nomes da poesia portuguesa contemporânea, fará a conferência de abertura O que há num nome? Lugares (ou não) comuns da poesia. E do corpo rente a mundos. Poeta, tradutora e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ela é autora de uma obra numerosa publicada em países como França, Colômbia, Itália, México e Suécia.

Ela já venceu o Grande Prêmio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, atribuído ao livro Entre dois rios e outras noites, o Prêmio Literário Casino da Póvoa (Correntes d’Escritas), com o livro A génese do amor, e o Prêmio Rómulo de Carvalho (António Gedeão), pela obra Vozes.

Ana Luísa Amaral virá a Belo Horizonte pela primeira vez. “Para além do trabalho com a palavra, é inegável o engajamento da autora com questões contemporâneas, como os estudos de gênero e o feminismo. Ela organizou o Dicionário de crítica feminista e publicou o volume de ensaios Arder a palavra e outros incêndios em que essas questões são centrais”, informa Roberto Menezes.

Como convidados estrangeiros, o evento reunirá José Cândido de Oliveira Martins, da Universidade Católica Portuguesa de Braga, Vicenzo Russo, da Università degli Studi di Milano, João Tiago Lima e Cristina Santos, da Universidade de Évora, e Mark Sabine, da University de Nottingham. Entre os brasileiros, estão confirmadas as presenças de Izabela Leal, da UFPA, Marcelo Sandmann, da UFPR, Madalena Vaz Pinto, da Uerj, Paola Poma, da USP, Marcus Vinícius Freitas, da UFMG, Íris Amâncio, da UFF, Solange Fiuza, da UFG, Leonardo Gandolfi, da Unifesp, Marcelo Franz, da UTFPR, e Tatiana Pequeno, da UFF.

O colóquio é promovido pelo Polo de Pesquisa em Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea (PPPMC), pelo Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da UFMG (Cesp) e pelo Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana (Nepa), da Universidade Federal Fluminense (UFF). As inscrições para ouvintes devem ser realizadas por meio de formulário disponível na página do colóquio. O valor é de R$ 20, mas estudantes da Fale têm isenção.

Em Niterói
Parte da programação será realizada em 29 de maio, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, sob a coordenação de sua diretora, a professora Ida Alves.

“Não há, no Brasil, outro colóquio que se dedique exclusivamente a esse escopo, o que garante a atualização e divulgação dessas investigações. Por isso, procuramos, já nesta segunda edição, firmar parcerias e estender o evento para outros lugares do Brasil", justifica Roberto Menezes.

Mais informações podem ser obtidas no site do colóquio ou solicitadas pelo e-mail coloquiopoesiaportuguesa@gmail.com