Política de inovação da UFMG será discutida em fórum de gestores

Painel vai apresentar modelos de parceria e boas práticas na transferência de tecnologia

O evento também será um espaço para troca de boas práticas entre os gestores de inovação
Compartilhamento de laboratórios e equipamentos também será abordado no eventoFoca Lisboa/UFMG

Discussões sobre desafios e oportunidades que decorrem do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16), publicado em janeiro de 2016, vão reunir, nos dias 2 e 3 de agosto, em Belo Horizonte, integrantes do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

Em painel na tarde do primeiro dia do evento, Juliana Crepalde, da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), vai relatar a experiência da UFMG na estruturação de sua política de inovação. Criada em 1997, antes de a lei federal determinar que cada instituição tivesse seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a CTIT atua na gestão do conhecimento científico e tecnológico da Universidade.

“Será uma troca de boas práticas”, comenta a coordenadora, que vai citar modelos de parceria adotados pela UFMG e outros aspectos da política institucional de inovação, como a resolução 04/2018, aprovada pelo Conselho Universitário em março deste ano, que define os critérios para o compartilhamento e permissão de uso da infraestrutura e de capital intelectual da UFMG.

Também participam do painel de experiências Políticas de inovação em ICTs: implicações práticas para a propriedade intelectual, empreendedorismo, interação com empresas e transferência de tecnologia representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O painel será mediado por Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), que também vai compartilhar iniciativas da Fundação que buscam conectar pesquisa e sociedade.

A programação inclui mesa de debate sobre o Marco Legal, apresentação de pesquisa realizada pelo Fortec envolvendo os NITs da Região Sudeste, lançamento de livro e oficina prática sobre noções de redação de patentes e prospecção de tecnologias e negócio com base em informação tecnológica.

O Encontro da Regional Sudeste do Fortec será realizado na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), na Avenida José Cândido da Silveira, 1.500, Horto. As inscrições, abertas enquanto houver vagas, são gratuitas, e devem ser feitas pela internet.