Extensão

Professoras apresentam na Inglaterra ações da UFMG sobre direito à moradia

Maria Fernanda Repolês, do Direito, e Denise Morado, da Arquitetura, abordarão também as relações da ciência com a mudança social

Viela
Viela na Vila Acaba Mundo, em Belo HorizonteAcervo Polos de Cidadania

As professoras Maria Fernanda Salcedo Repolês, da Faculdade de Direito, coordenadora do Programa Polos de Cidadania, e Denise Morado, da Faculdade de Arquitetura, coordenadora do Grupo Praxis, farão, neste mês, visita técnica à Inglaterra, como parte de parcerias e convênios mantidos pela Universidade.

De 14 a 18, elas vão participar da segunda edição do Seminário Home/City/World, na Universidade de Kent. O evento é organizado pela rede dedicada ao tema da moradia popular que reúne a UFMG e as universidades de Kent e Free State (África do Sul). A primeira edição foi em 2018, na África do Sul; a terceira e última será em Belo Horizonte, em julho deste ano.

Maria Fernanda Repolês fará a intervenção intitulada Uma casa decente para morar: como o direito perturba e potencializa os projetos de vida. Denise Morado vai abordar o sistema de exclusão em Belo Horizonte.

A professora lembra que, em relatório de 2016, a ONU informava que pelo menos 40% da população dos países em desenvolvimento vivem em favelas. “Precisamos discutir como essas pessoas vão morar e que políticas de habitação são necessárias. O objetivo da nossa rede é aumentar o número de instituições integrantes, sempre com perspectiva interdisciplinar e incluindo a contribuição dos movimentos sociais”, afirma a professora, que também vai acompanhar o trabalho de um tribunal de justiça britânico dedicado aos conflitos habitacionais.

Além de Maria Fernanda Repolês e Denise Morado, representam a UFMG na rede o professor André Luiz Freitas Dias, do curso de Psicologia e coordenador geral do Polos de Cidadania, e a doutoranda em Direito Thaís Lopes Santana Isaías.

Mudança social
Antes do seminário de Kent, no dia 12, Maria Fernanda Repolês fará apresentação no Centro de Pesquisas e Estudos Sociojurídicos da Universidade de Cambridge, com o tema Programa Polos de Cidadania: os desafios da ciência e da mudança social. No dia seguinte, estará no Centro de Pesquisas Urbanísticas da Universidade de York, para falar sobre Justiça espacial e a luta pelo direito à moradia, com ênfase na ação do programa de extensão na Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte. 

Com Assessoria de Comunicação do Programa Polos de Cidadania da UFMG