Extensão

Em oficina no Fórum Social Mundial, Polos de Cidadania discute impactos da mineração

Atividade, que será realizada nesta quarta, em Salvador, é centrada no protagonismo juvenil

Lançamento do Polos no município de Dom Joaquim, próximo ao de Conceição do Mato Dentro
Lançamento do Polos no município de Dom Joaquim, próximo a Conceição do Mato Dentro Facebook Polos da Cidadania

Há três anos desenvolvendo atividades em Conceição do Mato Dentro, a equipe do programa transdisciplinar Polos de Cidadania da UFMG realizará oficina no Fórum Social Mundial (FSM) sobre os impactos da mineração na vida de jovens e adolescentes da região. A atividade será realizada nesta quarta, 14, a partir das 10h em Salvador, que sedia o FSM neste ano. A oficina é destinada a pessoas atingidas por empreendimentos minerários no Brasil e na América Latina.

Intitulada Impactos e resistências em contextos de mineração: a importância do protagonismo juvenil, a oficina busca abrir espaço de diálogo e reflexão sobre a condição do adolescente e do jovem que vivenciam a experiência concreta e abrupta de alteração de seus modos de vida pela entrada dos empreendimentos minerários em seus territórios.

Conceição do Mato Dentro, cidade de 18 mil habitantes localizada a 170 quilômetros de Belo Horizonte, é uma das bases de atuação do Polos Cidadania. Nos últimos anos, o município recebeu um dos maiores empreendimentos minerários do Brasil. 

Uma das frentes de atuação do programa alcança a juventude. Suas atividades contribuem para a formação de um discurso de empoderamento e protagonismo desses jovens, levando-os, inclusive, a vislumbrar outras possibilidades de inserção profissional para além da ofertada pelo empreendimento.

O evento tem participação gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site do FMS.