Institucional

Ciência de Alimentos comemora 50 anos e debate seu impacto na formação profissional

Evento nesta sexta reunirá egressos do programa de pós-graduação que atuam na indústria, em órgãos governamentais e na academia

Nas fotos, o terceiro doutorado da história do PPGCA: em 2006, Flávia Beatriz Custódio defendia a tese 'Eficiência e seletividade de diferentes métodos de extração, purificação e detecção de histamina e tiramina em queijo ralado', orientada por Maria Beatriz Abreu Glória
Nas fotos, o terceiro doutorado da história do PPGCA: em 2006, Flávia Beatriz Custódio defendia a tese 'Eficiência e seletividade de diferentes métodos de extração, purificação e detecção de histamina e tiramina em queijo ralado', sob orientação de Maria Beatriz Abreu Glória Fotos: Arquivo do PPGCA

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA) comemora, nesta sexta-feira, 2 de dezembro, o aniversário de 50 anos do início de seus cursos. A solenidade ocorre das 8h às 13h, no auditório da Faculdade de Farmácia.

Na abertura, a coordenadora do PPGCA, Verônica Ortiz Alvarenga, e a subcoordenadora, Raquel Linhares Bello de Araújo, vão apresentar breve histórico do programa. Em seguida, uma mesa-redonda tratará do impacto do programa na formação profissional no Brasil.

Participam a professora Michely Capobiango, chefe do Departamento de Nutrição e coordenadora do Colegiado do Curso de Nutrição da PUC Minas, João Tavares Neto, especialista em regulação e vigilância sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Audecir Giombelli, gerente de laboratório na Seara Alimentos.

Em seguida, às 9h45, a doutora em Ciência de Alimentos Claudia Aparecida de Oliveira e Silva, que é analista e pesquisadora em saúde e tecnologia na Fundação Ezequiel Dias (Funed), ministra uma palestra sobre o monitoramento das metas de redução de açúcares em alimentos.

Da fazenda ao garfo
Na sequência, às 10h15, será a vez de Audecir Giombelli, que falará sobre o “farm to fork” (da fazenda ao garfo, em tradução livre), proposta de redesenho do modelo produtivo do setor de alimentos pensada para fazer frente aos impactos causados pelas mudanças climáticas nesse setor.

Duas outras palestras ainda constam da programação: Análise de microtoxinas em alimentos, às 11h15, ministrada por Eugênia Azevedo Vargas, da Rede de Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Análises de qualidade em cachaça, às 11h45, ministrada pela engenheira de alimentos Lorena de Oliveira Simão Marinho, gerente da qualidade analítica do Laboratório Amazile Biagioni Maia (LABM).

Todos os participantes do evento são egressos do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos da UFMG, com atuação na indústria, em órgãos governamentais ou na área acadêmica. Antes do encerramento, será feita uma homenagem à secretária da Faculdade de Farmácia Úrsula Regiane Martins Rodrigues, seguida de uma série de apresentações pitch (curtas e objetivas) de trabalhos dos atuais discentes do PPGCA.

A programação detalhada do Jubileu de Ouro do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos pode ser consultada no site do PPGCA.

Ewerton Martins Ribeiro