Pós-graduações da Veterinária comemoram 50 anos de fundação

Ciência Animal e Zootecnia ajudaram a impulsionar a pesquisa brasileira

Escola de Veterinária
Escultura de Jarbas Juarez instalada em área externa da Escola de VeterináriaLucas Braga / UFMG

Os programas de pós-graduação em Ciência Animal e em Zootecnia da Escola de Veterinária, fundados em 1968 e 1969, respectivamente, vão dar início às comemorações dos seus 50 anos. Eventos científicos, culturais e esportivos serão realizados no decorrer do ano, de forma a contemplar o aniversário dos dois programas.

Com o mote Nucleação e excelência, as comemorações começam nesta terça-feira, 24, a partir das 8h30, no auditório Professor Mário Souza Couto Barbosa. As atividades prosseguem na quarta-feira, 25. Não é necessário se inscrever.

Nesta terça, haverá homenagens a personalidades relevantes da história dos programas, palestras sobre as tendências das pós-graduação no campo da medicina veterinária e depoimentos de egressos. No dia seguinte, o evento abarcará a recepção aos calouros dos programas, também a partir das 8h30. Ainda no decorrer da quarta-feira, uma mesa-redonda sobre a pós-graduação na Veterinária e um combinado de oficinas e palestras completam a programação. A lista de atividades do evento pode ser consultada no site da Escola de Veterinária.

Legado
Para a professora Zélia Lobato, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, o principal legado entregue pela pós-graduação da Escola à sociedade são os pesquisadores formados. “Temos parcerias nacionais e internacionais, o que é muito importante. Temos boa produção científica. Temos patentes que nasceram de trabalhos realizados aqui. No entanto, a formação dos nossos alunos é a coisa mais preciosa que fizemos”, afirma.

O professor Ronald Kennedy, coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, destaca a colaboração que os profissionais formados pelos programas oferecem à sociedade. “Eles qualificam recursos humanos para fazer parcerias nacionais, internacionais e convênios. A Pós-graduação da Escola de Veterinária tem grande relevância no Brasil e projeção internacional”, explica.

Para comemorar meio século de atividades, foram criadas novas identidades visuais para os programas que buscam representar os valores cultivados ao longo de suas trajetórias.

Identidade visual da Pós-graduação em Ciência Animal
Identidade visual da Pós-graduação em Ciência Animal Escola de Veterinária