Práticas integrativas e complementares de saúde serão discutidas em evento

Seminário gratuito vai reunir profissionais da área e demais interessados no tema

Pacientes em atividade de yoga
Funcionários do Hospital das Clínicas em atividade de yoga no Projeto de qualidade de vida no trabalho Hospital das Clínicas / UFMG

Previstas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo na atenção primária, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como yoga, auriculoterapia, massagem, reiki, tai chi chuan e biodança, ainda não estão incorporadas aos serviços oferecidos à população brasileira.

De acordo com professora Carla Aparecida Spagnol, da Escola de Enfermagem, para que ocorra a efetiva implementação de ações em PICS “torna-se necessário promover o conhecimento quanto aos benefícios, visando sensibilizar os profissionais de saúde e também qualificá-los na realização destas práticas, a partir de um modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do indivíduo”.

O assunto será objeto do Seminário sobre Práticas Integrativas e Complementares, que a Escola vai promover, no dia 9 de agosto, a partir das 11h, no Auditório Maria Sinno. As vagas estão esgotadas. O evento tem o apoio do Centro Universitário Belo Horizonte-UniBH. O seminário é direcionado a alunos e professores da área de saúde, a profissionais dos diversos serviços de saúde e demais interessados. Durante o seminário, os participantes poderão vivenciar diferentes modalidades de práticas integrativas, no Espaço da Saúde e Bem-Estar.

Disciplina optativa
Outra iniciativa, com o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica e os profissionais dos serviços de saúde acerca da utilização das práticas, é a oferta, neste semestre da disciplina optativa Tópicos em Enfermagem Aplicada II: Gestão e Implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) ENA031. As aulas vão ocorrer de 24 de setembro a 7 de dezembro, nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 17h, na Escola de Enfermagem.

As 20 vagas – 15 para o curso de Enfermagem e cinco para formação livre – são abertas aos alunos de todos os períodos. A matrícula pode ser feita até 4 de agosto, no Colegiado de Graduação em Enfermagem.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG