Notícias Externas

Práticas integrativas não tratam diretamente a Covid, mas trazem benefícios para saúde mental

Saiba como práticas como meditação, yoga e acupuntura podem ser aliadas em tempos de pandemia

Yoga é uma prática integrativa
Yoga é uma prática integrativa Irina L I Pixabay

No final de agosto, o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz lançou uma pesquisa nacional para avaliar o uso das chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Não é de hoje que práticas como meditação, yoga e acupuntura são aliadas no tratamento e também na prevenção de muitas doenças. Mas como elas podem ser usadas no contexto de covid-19? 

Para responder a essa questão, a Rádio UFMG Educativa conversou com a professora titular do Departamento de Enfermagem Básica da UFMG, Tânia Couto Machado Chianca; a professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Maila Castro e a Gerente de Serviços de Informação do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, órgão ligado a Organização Mundial de Saúde, Verônica Abdala.

Ouça a reportagem de Alicianne Gonçalves

Qualquer pessoa pode participar da pesquisa da Fiocruz: profissionais de saúde, pacientes, pessoas com ou sem sintomas de covid-19. Basta preencher um formulário online.