Notícias Externas

Prêmio Diogo de Vasconcelos recebe trabalhos sobre a história de Minas Gerais

Podem ser submetidos estudos apresentados em programas de pós-graduação

Diogo de Vasconcelos é considerado um dos fundadores da historiografia mineira
Diogo de Vasconcelos é o patrono do prêmio
Arquivo Público Mineiro

Terminam, no próximo dia 19, as inscrições para o prêmio Diogo de Vasconcelos, que recebe trabalhos sobre a história de Minas Gerais. O vencedor do concurso, promovido pelo BDMG, embolsará R$ 10 mil. 

Criado em 1977, o prêmio, cujo nome homenageia um dos pioneiros da historiografia mineira, volta a ser oferecido neste ano. Para participar, o interessado deve ser mineiro ou residente no estado há mais de dois anos, contados a partir da data de inscrição. Os textos devem ser escritos em língua portuguesa. Poderão ser submetidos trabalhos que tenham sido apresentados em programas de pós-graduação, no país ou no exterior, entre janeiro de 2013 e outubro de 2018.

A comissão é formada por Clélio Campolina Diniz, ex-reitor da UFMG, Caio César Boschi, membro da Academia Mineira de Letras e docente do Departamento de História da PUC Minas, e Eliana de Freitas Dutra, professora do Departamento de História da UFMG.

O vencedor será anunciado em 20 de maio. Mais informações podem ser consultadas no portal da seleção e no edital do concurso.