Notícias Externas

Professora da UFMG dá nome a prêmio que reconhece contribuições de mulheres à física brasileira

Maria Carolina Nemes, falecida em 2013, era especializada em física quântica de campos

Prêmio homenageia professora do Icex
Carolina era professora titular da UFMG
Arquivo pessoal

Com o objetivo de reconhecer as contribuições femininas para o desenvolvimento da física no Brasil, o Prêmio Carolina Nemes será outorgado a mulheres em início da carreira (que tenham concluído o doutorado na área da Física há até dez anos), cujo trabalho tenha contribuído de forma significativa para a pesquisa ou para o ensino. O prêmio foi criado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com apoio do Grupo de Trabalho para Questões de Gênero (GTG)

As candidatas devem também ter concluído o doutorado no Brasil e, a partir de então, atuado em instituições brasileiras ao menos durante 70% da carreira.

As indicações deverão ser encaminhadas até 31 de março. O regulamento foi aprovado pelo Conselho da SBF, em outubro do ano passado.

Poderão propor indicações qualquer sócio adimplente com a SBF, a própria interessada em concorrer e as instituições universitárias, faculdades, institutos e centros de pesquisa, por meio de seus departamentos ou programas de pós-graduação.

Cada proponente poderá apresentar apenas uma candidata por ano. Além de diploma, a vencedora também receberá um prêmio em dinheiro.

A candidatura deve ser enviada, em um único documento em formato PDF, para o e-mail premiocarolinanemes@sbfisica.org.br. O material também pode ser encaminhado, gravado em CD ou DVD, à Sociedade Brasileira de Física: caixa postal 7545, Osasco-SP. CEP 06298-970.

A homenageada
Mestre e doutora pela USP, Maria Carolina Nemes ingressou na UFMG em 1991. Professora titular, com atuação sobretudo na área de física quântica de campos, foi membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ela faleceu em dezembro de 2013. À época, orientava 21 pesquisas de pós-graduação, entre teses e dissertações.