Prêmio Jovem Cientista incentiva conservação da natureza e transformação social

Inscrições estão abertas para alunos do ensino médio à pós-graduação

Bolsistas de iniciação científica no Colégio Técnico da UFMG
Bolsistas de iniciação científica no Colégio Técnico da UFMG Foca Lisboa/UFMG

Jovens pesquisadores, do ensino médio à pós-graduação, com propostas inovadoras para conservação da natureza e transformação social, podem se inscrever, até 31 de julho, para concorrer à 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São 11 linhas de pesquisa para estudantes de nível superior, mestrado e doutorado e outras seis linhas para alunos do ensino médio. As inscrições devem ser feitas no site da premiação.

Para a categoria estudantes do ensino médio, o CNPq disponibiliza seis webaulas, uma para cada linha de pesquisa, com vídeos, textos, atividades e perguntas para aguçar a curiosidade. E uma webaula com o Guia do Jovem Cientista com recomendações para definir o problema a ser pesquisado, dicas sobre metodologia de pesquisa e orientações para a redação.

Novidade
Nesta terça-feira, 19, a UFMG recebeu a visita da diretora de Engenharias, Ciências Humanas, Exatas e Sociais, Adriana Maria Tonini, e da assessora da Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq, Lisandra Helena Barros Santos. Elas participaram de reunião com o pró-reitor de Pesquisa, Mário Campos, na qual anunciaram uma novidade para a edição deste ano: em parceria com a embaixada do Reino Unido, os primeiros colocados nas categorias mestre e doutor e ensino superior ganharão, além do prêmio em dinheiro, uma viagem para visitar universidades e centros de pesquisa britânicos.

De acordo com Lisandra, a UFMG é uma das oito instituições de ensino superior brasileiras que mais recebem bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq. Foram 624 na primeira modalidade e 37 na segunda, nos períodos 2016-2017 e 2017-2018.

A expectativa dos organizadores é de que na edição 2018 seja registrado o maior número de trabalhos inscritos. A premiação, que deverá ser entregue em novembro, conta com parceria da Fundação Roberto Marinho e patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil.