Notícias Externas

Prevenção do suicídio é tema de entrevista no programa Conexões

Desde 2003, o dia 10 de setembro foi escolhido como o ‘Dia Mundial da Prevenção do Suicídio’

O suicídio ainda é um tabu para muita gente. No entanto, o número de casos registrados é cada vez mais alarmante: o suicídio já é responsável por 800 mil mortes por ano, em todo o mundo. Isso significa que a cada 40 segundos alguém tira sua própria vida. No Brasil, ocorre um suicídio a cada 45 minutos. 

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, desde 2003. No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria criou o Setembro Amarelo, como forma de conscientizar a população sobre a ocorrência de suicídios.

A prevenção do suicídio foi tema de entrevista com o professor Humberto Corrêa, da Faculdade de Medicina da UFMG, no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira.        

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-10-09-2018.mp3

O professor Humberto preside a Associação Mineira de Psiquiatria e também é um dos responsáveis pelo Veículo Inspirador de Amanhãs Solidários (Vidas), instituições que organizam a Mostra Setembro Amarelo, que começa na próxima quinta-feira, 13, e vai até o dia 26 de setembro, no  Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro).

Outras informações podem ser consultadas no site do Palácio das Artes ou obtidas pelo telefone (31) 3236-7400.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende de forma voluntária pessoas que querem conversar sobre suicídio, pelo telefone 188 ou pelo site.

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória