Notícias Externas

Primeira aparição do Pernalonga completa 80 anos nesta semana

Em 2002, foi eleito, pela revista TV Guide, como o melhor personagem de desenhos animados de todos os tempos

Pernalonga (Bugs Bunny), no filme A Wild Hare (A lebre selvagem), lançado em 27 de julho de 1940
Pernalonga (Bugs Bunny), no filme A Wild Hare (A lebre selvagem), lançado em 27 de julho de 1940 MSGT Jose Lopez Jr., USAF photographer - Esta mídia está disponível no acervo do National Archives and Records Administration, catalogada sob o i

"O que é que há, velhinho?" Essa frase, quase sempre dita enquanto mastigava uma cenoura, se tornou uma das grandes marcas de um dos personagens mais amados da animação mundial: o Pernalonga. O personagem animado que completou 80 anos nessa segunda-feira, 27, apareceu, pela primeira vez, na animação A Wild Hare (A lebre selvagem), lançada em 27 de julho de 1940, nos Estados Unidos. 

A esperteza e a malandragem de Bugs Bunny, nome original do personagem, são marcas de personalidade que acompanham o personagem desde a primeira aparição. Ao longo dessas oito décadas, o coelho (ou seria uma lebre?) apareceu em mais de 200 filmes no cinema, isso sem contar os inúmeros episódios de desenho animado criados para a televisão. 

Criado de forma coletiva, Pernalonga se tornou o principal personagem da Warner Bros, a ponto de ser escolhido como mascote do estúdio. É também o primeiro personagem trapaceiro a se dar bem na cultura pop. Malandro, mentiroso, dissimulado, arrogante e enganador, Pernalonga é conhecido por sempre vencer os embates com outros personagens. Talvez, por isso, tenha conquistado tanto os adultos, a ponto de ganhar produções específicas para esse público.

No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, a designer e pesquisadora de animação Cristiane Fariah falou sobre a importância do Pernalonga para a animação mundial. A entrevista foi ao ar nesta quarta-feira, 29.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Hugo Rafael