Primeira ata do Conselho Universitário integra Coleção Memória da UFMG

​Neste ano, documentos serão disponibilizados para consulta on-line e presencial

asdasdasdsdad

Carla Pedrosa / UFMG
Primeira ata registrou plano de construção de edifício para abrigar a recém-criada UMG

Há exatos 90 anos, no dia 16 de janeiro de 1928, era lida e assinada a ata da primeira reunião do Conselho Universitário da então Universidade de Minas Gerais (UMG). Naquela primeira sessão, realizada no dia 24 de novembro de 1927, o reitor Mendes Pimentel planejou prover, em parceria com o presidente do estado de Minas Gerais, Antônio Carlos, um edifício para abrigar sede da nova instituição.

Responsável por formular a política geral da UFMG nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar, o Conselho Universitário é o órgão máximo de deliberação da Universidade. Em sua primeira reunião, também foi apresentado o projeto de orçamento da Universidade para o ano de 1928, conforme dá conta o documento.

O registro do primeiro encontro de seus conselheiros – assim como outras atas do Conselho, referentes a reuniões ocorridas de 1927 a 1989 – integra a Coleção Memória da UFMG, guardada na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no quarto andar da Biblioteca Central. Ainda neste ano, todo esse material será disponibilizado on-line e liberado para consulta presencial.

Acervos seculares
A Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG sedia os acervos bibliográficos patrimoniais da Universidade que, dada a sua importância histórica, literária e cultural, são considerados raros e/ou preciosos. Nela estão reunidos acervos que vão do século 16 ao século 20.

Um exemplo desses documentos são os pedidos de informação feitos pela Assessoria de Segurança e Informação da Universidade (AESI) na época da ditadura militar. Além de guardar documentos históricos, o espaço sedia cursos sobre temas relativos aos acervos, como conservação e restauração.

O agendamento de visitas à Divisão pode ser feito pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4615.

asdasdsdsd

Carla Pedrosa / UFMG
Livros de atas do Conselho Universitário registram reuniões realizadas de 1927 a 1989

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária