Primeiro curso da UFMG em Montes Claros completa 20 anos

Graduação em Agronomia abriu caminho para a consolidação da presença da Universidade no Norte de Minas

Viveiro de mudas no ICA abriga atividades práticas do curso de agronomia
Viveiro de mudas no ICA abriga atividades práticas do curso de agronomia Amanda Lelis / UFMG

Agronomia, o primeiro curso de graduação da UFMG instalado fora de Belo Horizonte, foi criado em 1998, no então Núcleo de Ciências Agrárias (NCA), hoje Instituto de Ciências Agrárias (ICA). A  primeira turma do curso ingressou no campus em 1999. Para celebrar os 20 anos, o ICA preparou dois dias de programação especial.

O evento será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Bloco C, no campus do ICA. Estão previstas palestras, exposição de fotografias e mesas de debate. O evento é aberto, e os participantes receberão certificado. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pela internet e no dia do evento.

A implantação do curso abriu caminho para a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação pela Universidade no Norte de Minas e consolidou a presença da UFMG na região, com produção de conhecimento científico, formação superior de qualidade e gratuita e com a oferta de ações de extensão que estreitaram laços com a sociedade.

O professor Alcinei Místico, coordenador do curso, ressalta que o campus da UFMG em Montes Claros tem grande importância social para a região. "Aqui, destacam-se atividades agrícolas desenvolvidas principalmente por pequenos produtores rurais que estão em plena sintonia com o curso de Agronomia”, afirma o professor.

De acordo com Alcinei, a criação do curso contribuiu para o desenvolvimento regional e formação de pessoal, aliados à oferta de atividades de extensão que proporcionam a otimização de sistemas produtivos na região.  "Nossos egressos também são muitos importantes nesse processo. Eles atuam com excelência não apenas no norte de Minas Gerais, mas em todo o território brasileiro e até em outros países", ressalta o coordenador do curso.

A cerimônia de abertura das comemorações do curso de Agronomia tem início marcado para as 18h na segunda-feira, 11. Veja a programação.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros