Pessoas

Professor da Face lança biografia do historiador Francisco Iglésias

Obra é assinada pelo professor João Antonio de Paula, autor de dezenas de livros e artigos

Capa do livro
Iglésias é expoente no estudo da história econômica e social dos séculos 19 e 20 Divulgação

No próximo dia 18, às 19h30, será lançado o livro Francisco Iglesias, o caminho do historiador, de autoria do professor João Antônio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. A biografia faz parte da coleção Beagá Perfis, que chega à quarta edição. Criada pela Conceito Editorial, a série valoriza personagens que marcaram a vida da cidade.

Mestre e aluno
Aluno de Francisco Iglésias na Universidade e, mais tarde, seu colega de profissão, João Antonio de Paula é doutor em História. “Ter sido seu amigo é um dos poucos orgulhos que me permito ter”, comenta o autor da obra.

Para o presidente do BDMG Cultural, Rogério Faria Tavares, João Antonio de Paula é um pesquisador incansável e rigoroso, um dos alunos mais brilhantes da escola de Iglésias. “O autor realizou integralmente o propósito que animou o BDMG Cultural a patrocinar a presente edição: divulgar para o grande público, sobretudo para as novas gerações, o valor e a dimensão de um dos mais importantes intelectuais que Minas Gerais legou ao Brasil”, afirma.

Nascido em Pirapora, em 1923, Francisco Iglésias se destacou por seus estudos sobre a história econômica e social dos séculos 19 e 20. Na UFMG, integrou a primeira turma do curso de História e Geografia, a partir de 1941. Atuou como professor na Face, de 1949 a 1982.  É autor de diversos livros sobre história econômica e história política.

O lançamento será na Galeria de Arte BDMG Cultural, que fica na Rua Bernardo Guimarães, 1.600. O livro será vendido a R$ 30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3219-8691.

Com assessoria de comunicação do BDMG