Professor da Direito lança 'guia incompleto para universitários'

De forma bem-humorada, obra oferece elementos para que estudantes aproveitem ao máximo a experiência acadêmica

Objetivo é permitir que os estudantes universitários façam suas melhoras escolhas
Alunos "pressionados" inspiraram o professor Giordano Bruno
Bruna Brandão / UFMG

Os desafios para a construção de uma carreira profissional são o tema do Guia incompleto, desatualizado e provisório para estudantes universitários, escrito pelo professor Giordano Bruno Soares Roberto, da Faculdade de Direito. O livro será lançado nesta quarta-feira, 22, às 17h30, no saguão do Auditório Alberto Deodato, da Faculdade de Direito da UFMG.

“A ideia de escrever o livro surgiu das conversas que tenho com meus alunos e da percepção de que eles estão cada vez mais pressionados e mais perdidos em relação ao desafio de construir a carreira”, afirma o autor, que, além de autografar os exemplares, estará disponível para conversar com os interessados.

Trata-se de um guia para estudantes que estão cursando o ensino superior. O livro oferece elementos para que alunos possam aproveitar ao máximo a experiência universitária. Durante a leitura, o aluno é convidado a refletir sobre os desafios de reconhecer os seus próprios talentos, a fim de facilitar a tomada de decisões, de transformar as metas e projetos em realidade, de utilizar o tempo a seu favor e de “aprender a aprender”.

Lançamento será no dia 22 de agosto, no saguão do Auditório Alberto Deodato
Espírito sonhador de Dom Quixote é fonte de inspiraçãoDivulgação

Título inusitado
Sobre o título inusitado, Giordano conta que pretendeu transmitir o bom humor que caracteriza o livro. Segundo o autor, a palavra guia dá a impressão de que a obra promete muito, como os livros de autoajuda. Por sua vez, os adjetivos incompleto, desatualizado e provisório provocam um ajuste das expectativas iniciais, com o reconhecimento dos limites da obra. “O objetivo não é guiar alguém pelo caminho, mas ajudar na identificação de pistas, de modo que o caminhante possa fazer suas melhores escolhas”, explica Giordano Bruno.

Para ilustrar a capa do livro, o autor recorreu a uma imagem do clássico Dom Quixote de la Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Para o professor, apesar de o personagem não ser exatamente um exemplo para quem deseja planejar uma carreira e alcançar objetivos, representa alguém que segue em frente, em busca da realização de um sonho. “De algum modo, eu gosto da ideia de planejar, mas não abro mão da beleza de sonhar”, sentencia.

Durante o evento, Guia incompleto poderá ser adquirido pelo preço promocional de R$ 25.

Cláudia Amorim