Arte e Cultura

Professor da Letras lança coletânea de ensaios sobre poesia contemporânea

​Textos promovem reflexões sobre os caminhos desse gênero literário na América do Sul

Legenda 

Neste sábado, 26, às 11h, a Livraria Quixote recebe o lançamento de Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível, coletânea de ensaios organizada pelo professor da Faculdade de Letras da UFMG Gustavo Silveira Ribeiro, em parceria com os professores Tiago Guilherme Pinheiro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Eduardo Veras, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O livro é um desdobramento de simpósio realizado durante o 15º Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), em 2016.

“O simpósio proposto pôde refletir sobre os novos caminhos e configurações da poesia produzida no subcontinente, dando ênfase às estratégias e formas daquilo que, na esteira de Jacques Rancière, tem sido compreendido como os diferentes modos do sensível, distintas formas de partilha daquilo que, na política e na arte, é força ativa capaz de repropor o mundo, tomando-o como espaço do comum e do dissenso, campo de visualidades que se tocam, interpenetram, atravessam em choque, instaurando comunidades possíveis”, escrevem os organizadores na introdução do volume.

O livro está dividido em quatro partes. Nas três primeiras – O retorno do real, Potências e poéticas do corpo e Novos espaços, outras configurações, estão reunidos os ensaios temáticos. Na última, Da poesia: a responsabilidade e as respostas, os organizadores entrevistam o crítico, poeta e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Marcos Siscar, “um dos maiores e mais ativos estudiosos da poesia entre nós”, “nome central para a literatura brasileira”, como opinam na abertura da entrevista. Em sua trajetória, Siscar se interessa particularmente pelas interface poesia e filosofia.

No prefácio, Alberto Pucheu, poeta e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fala da importância de se pensar, no contemporâneo, essa relação entre poesia e filosofia, poesia e teoria, poesia e crítica – e poesia e política. “Se, de diversos modos, a poesia é sempre e invariavelmente política, nos últimos anos, respondendo ao nosso momento, o tema da política se torna igualmente um dos preponderantes nos poemas que têm sido feitos, levando-nos a ter de pensar a articulação entre poesia, crítica (teoria, filosofia) e política”, argumenta, convocando à leitura dos ensaios do volume, no entendimento de que eles representam uma espécie de “crítica nova” atenta a essas particularidades do contemporâneo.

A Livraria Quixote fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi. O volume sai pela Quixote + Do Editoras Associadas, editora vinculada à própria livraria que sedia o lançamento.

Livro: Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível
Organização: Gustavo Silveira Ribeiro, Tiago Guilherme Pinheiro e Eduardo Veras
Editora Quixote + Do Editoras Associadas
427 páginas / R$52