Professor da Fale lança livro sobre a ‘invenção da modernidade literária’

Primeiro Romantismo Alemão está no centro da análise de Constantino Luz de Medeiros, que transita entre a história, a crítica e a teoria

sdsa
Constantino de Medeiros: romantismo foi movimento de ruptura
Foto: Thales Cunha

Temas como a ironia romântica, a teoria do romance, o fragmento romântico, a dialética entre o clássico e o romântico são abordados no novo livro de Constantino Luz de Medeiros, que acaba de chegar às livrarias. Em A invenção da modernidade literária, o professor da Faculdade de Letras convida à reflexão sobre a fundação da modernidade literária e artística com base nos trabalhos dos irmãos Friedrich e August Schlegel e de Novalis, expoentes do Primeiro Romantismo Alemão.

“O romantismo foi um movimento de ruptura profundo, vertiginoso, quando, após a Revolução Francesa, ficou claro que, para nos formarmos, ao invés de se olhar para o modelo passado, deveríamos olhar para o futuro”, explica na orelha da obra o professor Márcio Seligmann-Silva, do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (Unicamp).

asdasd

Reprodução

“O mundo ficou de ponta-cabeça. Mas essa virada não foi tão simples, e a importância desta obra de Constantino Luz de Medeiros consiste em justamente ajudar a entender esse momento de convulsão e de fundação. Ele nos mostra como no cerne dessa mensagem do Primeiro Romantismo está não a resposta conservadora à perda de chão que foi a Revolução, mas, sim, o seu aprofundamento e desdobramento”, afirma Seligmann-Silva.

O ensaísta da Unicamp acrescenta que, naquele momento, “pela primeira vez a tradução é tratada como um verdadeiro gênero do discurso, que, por ser uma imitação que necessariamente desvia, pode ser usada para pôr em questão a concepção estanque das identidades.”

Tradução, aliás, é o tema da aula magna do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG que Seligmann-Silva ministra nesta segunda-feira, 19, às 14h, no auditório 1007.

O livro já pode ser adquirido pelo site da editora Iluminuras. A obra também será lançada no Congresso Internacional 2018 da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada), marcado para o período de 30 de julho a 3 de agosto na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o tema Circulação, tramas e sentidos na Literatura.

Livro: A invenção da modernidade literária
Autor: Constantino Luz de Medeiros
Editora Iluminuras