Semana do Conhecimento

Professor da Música explora potencial da água como recurso percussivo

Experiência é abordada em vídeo da TV UFMG

Será realizada na tarde de hoje, 16, a comunicação oral A natureza no palco: a água como fonte sonora e de exploração tímbrica no repertório percussivo. Parte da programação da Semana do Conhecimento, a apresentação do professor Fernando Chaib, da Escola de Música, e do estudante Douglas Santos baseia-se em pesquisa que propõe analisar o potencial da água com recurso de percussão. A apresentação tem início previsto para 15h, no auditório da Escola de Música. Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG:

Após revisão bibliográfica sobre o tema, os pesquisadores testaram e gravaram as explorações tímbricas de dez modelos de gongos. O resultado foi a composição de 24 sonogramas, 24 tabelas e 24 gráficos. Os resultados da pesquisa, inédita, estão disponíveis para consulta.

A 27ª Semana do Conhecimento tem como tema Saberes e práticas para reduzir desigualdades. A programação vai até sexta-feira, 19 de outubro, e inclui palestras e atividades culturais em Belo Horizonte e Montes Claros, além da apresentação de trabalhos abrigados no 21º Encontro de Extensão, na 22ª Semana da Graduação e na 27ª Semana de Iniciação Científica. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Entrevistado: Fernando Chaib, professor da Escola de Música da UFMG
Produção: Larissa Costa
Reportagem: Júlia Calasans
Imagens: Cássio de Jesus
Edição: Otávio Zonatto