Arte e Cultura

Professor da UFMG leva literatura brasileira a Cabo Verde

No último sábado, 20 de janeiro, mais de 500 exemplares foram enviados ao país africano

Em dezembro de 2017, o professor Leandro Garcia Rodrigues, da Faculdade de Letras da UFMG, começou a reunir doações de livros de literatura brasileira. O objetivo da ação era enviar as obras a Cabo Verde, país africano – localizado em um arquipélago na região central do Oceano Atlântico – onde se fala português.

Durante visita ao país, o professor notou a ausência de obras da literatura brasileira por lá e decidiu mudar essa realidade. No último sábado, 20 de janeiro, mais de 500 exemplares de livros brasileiros foram enviados para Cabo Verde. As obras devem ficar em dois espaços: na Biblioteca Nacional do Estado e no Centro Cultural do Brasil, que pertence à embaixada brasileira.

No início de dezembro, a convite da embaixada do Brasil em Cabo Verde, o professor Leandro Rodrigues passou uma semana no país africano, onde ministrou palestras sobre literatura brasileira na Universidade de Cabo Verde.

“Essa semana foi suficiente para que eu percebesse uma série de coisas, como a carência de literatura brasileira contemporânea nas bibliotecas e também nas livrarias”, afirmou o autor do projeto, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 24 de janeiro.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-24-01-2018.mp3
Palácio Presidencial de Cabo Verde, Praia
Palácio Presidencial de Cabo Verde, Praia Ji-Elle / Creative Commons / Wikipedia: http://bit.ly/2E39ILA