Em palestra na Arquitetura, professor belga fala sobre a crise mundial de 2007

Manuel Aalbers vai analisar a conexão entre os mercado imobiliário e financeiro e o Estado

Uma das reações à crise imobiliária e financeira mundial que se instalou no final da década passada foi o movimento Occupy, que levou milhões de pessoas a ocupar espaços públicos do mundo inteiro
Uma das reações à crise mundial instalada no fim da década passada foi o movimento Occupy, que levou milhões de pessoas a ocupar espaços públicos do mundo inteiro Neil Cummings / Flickr: Occupy, occupy! / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

O grupo de pesquisa Praxis – Práticas Sociais no Espaço Urbano, da Escola de Arquitetura, promove, nesta quarta-feira, 23 de maio, às 19h, a palestra The real estate/financial complex, ministrada pelo professor de Geografia Social e Econômica Manuel Aalbers, da Universidade de Leuven, na Bélgica.

Aalbers abordará a crise econômica global que começou em 2007 originada da especulação dos mercados imobiliário e financeiro e que ainda impacta o mundo todo. Por meio da metáfora “complexo imobiliário/financeiro”, o professor vai discorrer sobre a conexão entre os dois mercados e o Estado, que, em sua visão, deve ser vista como um triângulo, já que o último e suas várias instituições também compõem a equação que levou à crise. “Apesar dos discursos de Estados retraídos, ausentes e falidos, a mão do governo em suas muitas formas é visível em todos os lugares no mercado imobiliário, financeiro e nas suas conexões”, explica Aalbers.

Manuel B. Aalbers coordena o projeto de pesquisa Real Estate/Financial Complex. Geógrafo humano, sociólogo e planejador urbano, ele é professor associado de Geografia Social e Econômica na Universidade de Leuven, na Bélgica. A palestra, aberta a todos os interessados, será ministrada em inglês (sem tradução) no auditório da Escola de Arquitetura. Mais informações estão disponíveis no site do Praxis.