Professor do ICB leva o grafite para a sala de aula

Os artistas Mico e Olds fizeram releituras de lâminas de patologia

Unindo arte e ciências, o professor Geovanni Cassali, do Departamento de Patologia Geral do ICB, associou o grafite aos temas trabalhados em sala com os estudantes de graduação. O resultado está estampado nas paredes da sala 167 do Bloco F3, grafitadas com a releitura de lâminas de patologia. A produção é dos artistas Bruno Roberto Teixeira dos Santos, o Mico, e Mateus Felipe Serra, conhecido como Olds.

Cassali afirma que a ideia da intervenção surgiu da sua paixão por arte e desenho e da vontade de criar um ambiente mais atrativo e descontraído para os estudantes de graduação. O grafite foi produzido durante as férias e, para embasá-lo tecnicamente, Geovanni ministrou aulas sobre células e lâminas aos artistas – temas com os quais nunca haviam mantido contato.

Segundo Olds, os principais materiais utilizados foram spray e caneta para grafite, manipulados com pincel ou com os próprios dedos. Para o artista, o processo foi gratificante, pois a ciência era uma área pouco explorada por ele e por Mico. “A arte tem o poder de transformar. Quando levamos o aprendizado para a arte ou a arte para o aprendizado, notamos um enorme interesse dos alunos em se envolverem”, comenta o artista.

A criação da dupla foi abordada no vídeo da TV UFMG (veja acima).

Produção e reportagem: Vitória Brunini
Imagens: Ravik Gomes