Internacional

Pioneiro da economia da funcionalidade faz palestras no campus Pampulha

Christian du Tertre falará sobre crise política e novas formas de produção de conhecimento

x
Christian du Tertre: abordagem inovadora 
Divulgação

O pesquisador Christian du Tertre, que está na UFMG desde outubro para desenvolver uma série de atividades no âmbito do Programa Cátedras Fundep/IEAT, vai ministrar, na próxima semana, duas palestras no campus Pampulha.

Na próxima quinta-feira, 29, às 9h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), du Tertre falará sobre Crise da universidade e novas formas de produção de conhecimento. No dia seguinte, às 14h, na sala de seminário 1014 da Escola de Engenharia, ele vai abordar o tema Novos dispositivos políticos para apoiar a transição econômica, social e ambiental. As duas atividades são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Um dos responsáveis por iniciar a economia da funcionalidade e da cooperação (EFC) na França, Christian du Tertre acredita que as políticas macroeconômicas de desenvolvimento têm-se mostrado incapazes de promover um desenvolvimento sustentável e diminuir as desigualdades sociais. Para ele, é necessário promover o desenvolvimento local, aglutinando forças sociais existentes em um dado território, sendo a EFC uma destas alternativas.

A palestra do dia 29 ocorrerá no âmbito do seminário História de vida e escolhas teóricas e militantes, organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (Labtrab). O pesquisador francês apresentará novas formas de produção de conhecimento e dispositivos desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Atemis, no qual ele atua, na França. O Atemis apoia a transição nos âmbitos social, econômico, energético e ecológico que, segundo ele, representam “demandas mais que urgentes”.

No dia 30, du Tertre abordará a crise política contemporânea que se manifesta, dentre outros aspectos, na incapacidade de conduzir a transição social e econômica em direção a modelos sustentáveis de desenvolvimento. Ele apresentará a experiência francesa de inovações institucionais que se orientam por uma política ecológica e, simultaneamente, pela emancipação do trabalho. Segundo o pesquisador, essas mudanças exigem instituições políticas novas que não encontram eco na atuação político-sindical nem nos movimentos ambientalistas que se desenvolveram no século 20.

Sobre o convidado
Christian du Tertre é professor de economia no Laboratoire Dynamiques Sociales et recomposition des Espaces da Universidade Diderot (Ladyss ) Paris VII e diretor-técnico do Laboratoire d’Intervention et de Recherche Atemis. É um dos pioneiros da economia da funcionalidade e da cooperação na França, desenvolvida sobretudo a partir da experiência da retomada do desenvolvimento na região do Norte da França nos anos 1990, após decadência da indústria da mineração e siderúrgica.

Com Assessoria de Comunicação do IEAT