Extensão

Ernesto Venturini vai ministrar conferência sobre saúde mental no campus Montes Claros

Expoente na luta antimanicomial, professor italiano abordará matriz competitiva da sociedade e suas consequências

Venturini: ambiente de pessimismo generalizado
Venturini: ambiente de pessimismo generalizado Raíssa César / UFMG

Na noite desta quinta-feira, 15, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, vai receber o psiquiatra e professor Ernesto Venturini, da Università degli Studi della Repubblica di San Marino, que fará a conferência A saúde mental em tempos de cólera: primeiramente…. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado no Auditório do Bloco C, a partir das 19h10.

Expoente da luta antimanicomial, Venturini vai abordar o que ele chama de epidemia caracterizada por uma condição de apreensão, de insegurança e de dramática fragilização de direitos e de convivência social. O professor é convidado do programa Cátedras Fundep, mantido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG.

“Estamos em um cenário de tipo produtivista, que forja os sujeitos em uma matriz competitiva e hiperegoica, com todas as suas consequências, como a produção de novas sintomatologias, depressão, ansiedade, erosão dos laços de solidariedade, cinismo, novas segregações", afirma o pesquisador italiano, que adverte: "É uma grande crise mundial de valores éticos, que se traduz em uma espécie de pessimismo generalizado, falta de confiança nas possibilidades de reinvenção e mudança”.

Ernesto Venturini é médico, pesquisador, gestor público e ativista da Psiquiatria Democrática italiana. Ele se notabilizou por sua colaboração para a construção da Reforma Psiquiátrica e para a luta antimanicomial. Atuando em perspectiva transdisciplinar, o professor tem participado da elaboração das políticas de saúde mental brasileira, europeia e africana.

A atividade é promovida pelo projeto de extensão Gestão de Quê e abre o calendário de Atividades Acadêmicas Complementares do turno da noite, no campus regional da UFMG em Montes Claros. A participação valerá certificado e integralização de créditos apenas para os alunos de graduação que se inscreverem e assinarem a lista de presença. A inscrição deve ser feita na seção de atividades do Minha UFMG.

A apresentação de Ernesto Venturini é a terceira realizada sobre o tema na UFMG. Em 2017, duas edições ocorreram em Belo Horizonte, a primeira no campus Pampulha e a segunda na Faculdade de Medicina.

Roda de conversa
O ICA vai abrigar, ainda nesta semana, mais uma atividade ligada ao tema: a roda de conversa Vamos falar sobre saúde mental?, conduzida pela professora Stella Goullart, coordenadora da Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG. A conversa será na sexta-feira, 16, das 9h às 11h30, na Sala de Convivência da Moradia Universitária (Rua da Agronomia, nº 270, Planalto, Montes Claros). Na ocasião, será discutida a implantação da Política Institucional de Saúde Mental.

Com informações do Cedecom Montes Claros e do Ieat