Pesquisa e Inovação

Professor da Medicina lança livro sobre a singularidade do cérebro humano

José Eymard Pittella analisa as últimas descobertas da neurociência

Em livro, professor investiga singularidade do cérebro humano
Em livro, professor investiga singularidade do cérebro humano Imagem: Reprodução de capa

O professor aposentado da Faculdade de Medicina José Eymard Pittella acaba de publicar o livro O cérebro que nos faz humanos, em que se investiga, à luz das últimas descobertas da neurociência, se há – e, se há, qual é – a singularidade do cérebro humano.

Para esclarecer como a estrutura e a função do cérebro humano atuam na concepção do animal humano, o professor parte da investigação do que a neurociência tem revelado sobre o cérebro, o comportamento social e as capacidades cognitivas dos grandes primatas não humanos mais próximos de nós do ponto de vista evolutivo.

“Há alguma singularidade no cérebro humano? Para dar uma resposta minimamente esclarecedora, será preciso ainda viajar no tempo e relatar o que a neurociência tem a nos dizer sobre o cérebro, o comportamento social e as capacidades cognitivas também de nossos ancestrais humanos”, informa o texto da quarta capa da obra.

Para tratar de tais questões, “o autor mostra o cérebro em ação em aspectos fundamentais da nossa existência, como o vínculo do casal, o comportamento parental, a interação da emoção com cognição, a empatia, a compaixão, a agressão, a discriminação e a exclusão social, a tomada de decisão, o livre arbítrio, a linguagem falada e escrita, a música e a crença”.

O livro pode ser adquirido pelo site da Áquila Augusto Distribuidora.

Sobre o autor
José Eymard Pittella é médico e doutor pela UFMG. Professor titular aposentado da Faculdade de Medicina, onde foi o organizador e responsável pelo Laboratório de Neuropatologia, trabalhou em projetos de pesquisa e extensão em neuropatologia no Serviço de Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Ele fez residência pós-doutoral em Neuropatologia, no Institut für Neuropathologie, Medizinische Hochschule Hannover, em Hannover, Alemanha.

Além de publicações na área médica, escreveu o livro Construindo o saber da Ciência (2012) e o artigo O banco de dados do Prêmio Nobel como indicador da internacionalização da ciência brasileira entre 1901 e 1966, na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (2018).

Livro: O cérebro que nos faz humanos
Autor: José Eymard Homem Pittella
Editora Folium