Institucional

Professora Alzira Jorge assume direção do hospital Risoleta Neves

Com pronto-socorro e maternidade, unidade é referência em áreas como trauma, cirurgia e clínica médica

Reitora Sandra Regina Goulart Almeida (ao centro) dá posse à professora Alzira Jorge
Reitora Sandra Goulart Almeida (ao centro) dá posse à professora Alzira Jorge; à direita, Henrique Torres, que deixa o cargoHospital Risoleta Neves / Divulgação

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida deu posse, nesta terça-feira, 31, à nova diretora do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), Alzira de Oliveira Jorge. Médica sanitarista e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, ela substitui no cargo o professor Henrique Oswaldo da Gama Torres.

“Minha expectativa ao assumir a direção é muito boa, pois posso contar com uma excelente equipe de trabalho. Espero contribuir para o aprimoramento de fluxos e processos, dando continuidade às atividades realizadas no hospital, que é referência hoje em áreas como trauma, maternidade, vascular, clínica médica e cirurgia”, disse a professora.

Segundo Alzira Jorge, o Hospital atende aproximadamente 1,1 milhão de pessoas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo que quase metade dos pacientes é oriunda de municípios da Região Norte. A professora também destaca a relevância do HRTN como hospital geral que tem apresentado importantes indicadores de qualidade assistenciais combinados com eficiência na aplicação de recursos.

Docente com dedicação exclusiva na Faculdade de Medicina, Alzira Jorge precisou reduzir a carga de trabalho acadêmico para se dedicar à gestão do hospital. 

Trajetória
Com doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e mestrado em Demografia pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Alzira de Oliveira Jorge foi assessora de planejamento da diretoria do Hospital das Clínicas da UFMG de 1999 a 2003 e assessora da diretoria do Hospital Risoleta Tolentino Neves em 2009.

Médica concursada da Prefeitura de Belo Horizonte, foi diretora do Distrito Sanitário de Venda Nova, médica auditora, assessora dos distritos sanitários, coordenadora de saúde mental e gerente de regulação e atenção hospitalar do município.

Após ser concursada pela UFMG, por sua experiência em gestão em saúde, foi cedida para atuar como diretora do Departamento de Atenção Especializada (DAE) da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, de 2011 a 2013, e como secretária adjunta de Saúde de Minas Gerais, de janeiro de 2015 a maio de 2016. Também atuou na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como secretária executiva, e como diretora adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos (Dipro).

Hospital de ensino
Localizado na região de Venda Nova, uma das mais populosas de Belo Horizonte, o Hospital Risoleta Tolentino Neves atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Inaugurado em 1998, foi gerido pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) até maio de 2006. Desde então, passou a ser administrado por meio de convênio firmado entre a UFMG, via Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES). Desde 2012, o HRTN integra a rede de hospitais diretamente ligados à gestão da Prefeitura de Belo Horizonte.

Em 2009, o Risoleta Neves foi certificado como “hospital de ensino” pelos ministérios da Saúde e da Educação, documento renovado em 2013. Em 2016, cerca de 1,5 mil estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em cursos da área de saúde desenvolveram atividades acadêmicas no hospital. Atualmente, o HRTN é cenário de práticas para graduação de várias profissões da área da saúde da UFMG, desempenhando também papel relevante para a residência médica em diversas especialidades e para a residência multiprofissional.

Por meio da integração de ensino, pesquisa e assistência, o HRTN atua de acordo com a função da universidade na sociedade, combinando excelência técnica com relevância social.

Fachada do Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG há cerca de uma década
Fachada do Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG há cerca de uma década Sarah Dutra / UFMG