Pessoas

Professora Ana Paula Fernandes, da Farmácia, fala sobre trabalho na Rede Vírus e no CT-Vacinas

Em março, entrevistas com mulheres que se destacaram à frente de pesquisas em resposta à pandemia da covid-19 têm sido veiculadas, semanalmente, no programa Conexões

Ana Paula Fernandes é professora da Faculdade de Farmácia
Ana Paula Fernandes é professora da Faculdade de Farmácia Foto: CT Vacinas

Nesta segunda-feira, 22, o programa Conexões levou ao ar mais uma entrevista com mulheres que se destacaram à frente de pesquisas em resposta à pandemia da covid-19. A entrevista desta semana foi com a professora da Faculdade de Farmácia da UFMG Ana Paula Fernandes, uma das coordenadoras do CT-Vacinas. O centro de pesquisas na área de biotecnologia é mantido por meio de uma parceria entre a UFMG, a Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz e o BH-Tec. 

Em 2020, no início da crise provocada pelo novo coronavírus, Ana Paula Fernandes também assumiu a coordenação da área de diagnósticos da Rede Vírus, comitê vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que reúne cientistas do Brasil inteiro, além de representantes do governo e das agências de financiamento à pesquisa, com o objetivo integrar ações no combate a viroses emergentes, como a covid-19.

Na entrevista concedida à jornalista Alessandra Ribeiro, a professora Ana Paula Fernandes contou como foi a mobilização para a criação da Rede Vírus. Ela também falou sobre as pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina nacional, que estão sendo conduzidas no CT-Vacinas.

Ouça a conversa com Alessandra Ribeiro

Produção de Alessandra Ribeiro