Professora argentina aborda memória social em aula inaugural na ECI

Pós em Ciência da Informação também promoverá conferência de Ana Maria Camargo, da USP, sobre pesquisa em arquivologia

Jelin
Elizabeth Jelin falará sobre o embate de narrativas e a construção da memória socialArquivo pessoal

A pesquisadora argentina Elizabeth Jelin é a convidada do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação para a conferência de abertura do semestre letivo, que será realizada na próxima terça-feira, 6, a partir das 14h, no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação (ECI). A socióloga se destaca por seus estudos sobre memórias de repressão política, direitos humanos, cidadania e movimentos sociais.

Em sua exposição, a pesquisadora abordará temas centrais do seu mais recente livro, La lucha por el pasado: como construimos la memoria social, publicado pela Siglo XXI. O objetivo é que a apresentação desses pontos contribua para a reflexão sobre a crise democrática e o acirramento de medidas de exceção no Brasil.

Elizabeth Jelin é doutora em História e pesquisadora sênior do Nucleo de Estudios sobre Memoria (Conicet/Instituto de Desarrollo Económico y Social) de Buenos Aires. A pesquisadora organizou e escreveu diversos capítulos da principal e mais extensa coleção de livros sobre memórias da repressão na América do Sul, intitulada Memorias de la Represión (Siglo XXI).

Pesquisa em arquivologia
Na quinta-feira, dia 8, às 19h30, também no Auditório Azul, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação promoverá conferência da professora da USP Ana Maria Camargo, com o tema A pesquisa em arquivologia. A pesquisadora reúne, em sua obra, assuntos essenciais para os campos da arquivologia, da biblioteconomia e da museologia.

Ana Maria é graduada em História e doutora em História Social pela USP. Foi professora na Universidad Internacional de Andalucia, na Espanha, e na Universidad de la Republica, no Uruguai. É autora, entre outros, dos livros São Paulo de outros tempos (ARQ-SP, 2017), Centros de memória: uma proposta de definição (Sesc, 2015) e Dicionário de terminologia arquivística (Fapesp, 2010).

Ana Maria Camargo, da USP
Ana Maria Camargo, da USP historia.fflch.usp.br