Pesquisa e Inovação

Obra sobre plantas medicinais brasileiras tem participação de professora do ICB

Luiza Modolo assina o livro com Mary Ann Foglio, da Unicamp

Capa do livro Brazilian Medicinal Plants

Divulgação

A professora Luzia Valentina Modolo, do Departamento de Botânica do ICB, lançou o livro Brazilian medicinal plants, em parceria com Mary Ann Foglio, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp. O volume foi publicado pela editora estadunidense CRC Press e integra a coleção Natural Products Chemistry of Global Plants.

Com 12 capítulos, a obra apresenta inicialmente a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamenta as pesquisas com plantas medicinais no Brasil. As pesquisadoras também descrevem métodos para controle da qualidade de plantas medicinais e fitomedicamentos, analisam perspectivas da química dos produtos naturais, abordam a flora do Cerrado em Goiás, as propriedades químicas e funcionais de frutas da Amazônia e de plantas da Caatinga, entre outros aspectos.

“A flora brasileira é riquíssima em substâncias com propriedades medicinais e há campo para isolamento e identificação de mais substâncias interessantes para testes quanto às propriedades farmacológicas”, afirma Luzia Modolo.

Brazilian medicinal plants contou ainda com a contribuição dos estudantes da pós-graduação em Biologia Vegetal Samuel Chaves Silva, Thamara Ferreira Silva, Cristiane Jovelina da Silva e Lucas Vieira Lima, dos professores do ICB Adaíses Simone Maciel da Silva e João Renato Stehmann e da professora Mara Rejane Ritter, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

O livro já está disponível nas versões impressa, e-book ou para aluguel.

Com Assessoria de Comunicação do ICB