Pesquisa e Inovação

Professoras com deficiência estimulam comportamento inclusivo de estudantes

Pesquisador da FAE que acompanhou duas docentes de escolas municipais em BH fala sobre a experiência no ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

 A presença de professoras e professores com deficiência em sala de aula pode contribuir para ampliar a noção de inclusão social entre estudantes. É o que mostra uma pesquisa que acompanhou duas professoras com deficiência visual em escolas da rede pública municipal de Belo Horizonte. 

Além da observação participante, caracterizada pela realização de entrevistas e coletas de depoimentos das próprias profissionais, o estudo abrange a revisão da literatura, ou seja, o levantamento e análise de outros trabalhos relacionados ao tema. Um documentário, disponível no Youtube, foi produzido com base na pesquisa.

A dissertação foi defendida por Naim Rodrigues no mestrado profissional em Educação e Docência, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. O autor observou um “comportamento prossocial” – conceito elaborado pela pesquisadora italiana Lucia de Anna –, que favorece o processo inclusivo.

A pesquisa mostra, ainda, que existem dificuldades, sobretudo estruturais. Mesmo longe das condições ideais para o trabalho dessas professoras, Rodrigues conclui que a maior participação de profissionais com deficiência no mercado de trabalho, em geral, favorece a inclusão, uma vez que todos, e não apenas as pessoas com deficiência, estão sujeitos a limitações. 


Raio-x da pesquisa

Dissertação: O trabalho de professoras com deficiência visual: uma análise político-social da inclusão profissional na rede regular de ensino de Belo Horizonte
O que é: Revisão bibliográfica combinada à observação participante, entrevista semiestruturada e história de vida tópica de duas professoras com deficiência visual da rede pública municipal 
Pesquisador: Naim Rodrigues de Araújo
Programa de Pós-graduação: Educação e Docência
Orientador: Charles Moreira Cunha
Ano da defesa: 2020

Naim Rodrigues: bibliografia sobre professores com deficiência ainda é escassa
Naim Rodrigues: bibliografia sobre professores com deficiência ainda é escassa Acervo pessoal

O episódio 76 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa da Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.