Extensão

Especialista uruguaia fala sobre avanços e retrocessos no campo dos direitos humanos

Professora da Escola de Verão da AUGM, Flor de María Meza é a primeira entrevistada de série da TV UFMG

"Se tivéssemos que discutir a Declaração dos Direitos Humanos hoje, em 2020, não sabemos se ela seria proclamada na Assembleia Geral da ONU".  A reflexão é da professora Flor de María Meza, da Universidad de la Republica, do Uruguay, que participa  semana da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos na UFMG.

O curso é promovido pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos, criada pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), da qual a UFMG faz parte. A proposta da Escola de Verão é proporcionar uma formação em Direitos Humanos com abrangência interdisciplinar sob perspectivas históricas, políticas, sociais, educacionais, jurídicas, subjetivas e culturais.

Neste primeiro vídeo da série, Flor de María Meza, que ministrou a aula Documentos e tratados internacionais de referência, discute os avanços e retrocessos dos Direitos Humanos no mundo e fala da importância do direito à educação para a conquista da dignidade do ser humano.

Entrevistada: Professora Flor de María Meza (Universidad de la Republica – Uruguay)
Equipe: Luciana Julião (produção, reportagem e revisão de conteúdo); Samuel do Vale e Antônio Soares (imagens); Marcelo Duarte e Marcia Botelho (edição de imagens e artes).