Notícias Externas

Programa Conexões, da UFMG Educativa, repercute ‘Darwin Day’

Cientista Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809; data foi escolhida para celebração ao redor do mundo

A principal teoria que explica a diversidade de formas de vida existentes na Terra é chamada de evolucionismo. Formulada pelo naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Darwin, foi divulgada para o mundo na segunda metade do século 19 em seu principal livro, A Origem das Espécies.

Por conta de suas obras e descobertas, Darwin é considerado um dos mais importantes cientistas da história. De origem britânica, ele nasceu em 12 de fevereiro 1809 e, em sua homenagem, fãs e admiradores batizaram esse dia de Darwin Day, para destacar as contribuições do pesquisador à ciência e promover palestras e pesquisas ao redor do mundo.

A data é especialmente relevante para a comunidade científica por simbolizar a resistência ao pensamento criacionista, que atribui a criação e a diversidade da vida a uma entidade sobrenatural.

O Darwin Day foi tema de entrevista no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira. O professor Adalberto José dos Santos, do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, foi o responsável por falar sobre a data.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Os interessados na vida e obra de Charles Darwin podem saber mais sobre o naturalista e os eventos ao redor do mundo que celebram suas descobertas no site criado pela Associação Humanista Americana.

Produção de Bruno Esteves, sob orientação de Luíza Glória